Engajamento Digital: construindo relacionamento com seu cliente 

Engajamento Digital: construindo relacionamento com seu cliente 

O Marketing Digital é uma das formas mais eficazes de fazer sua marca chegar aos clientes. Produzir conteúdo, gerar valor e conversar com sua audiência de forma próxima são resultados que podem gerar muitos benefícios para sua empresa. 

Com uma estratégia bem pensada e traçada, isso se torna mais simples e o engajamento é a prova disso. 

Neste artigo vamos falar sobre engajamento para conteúdo gerado e como uma boa estratégia garante uma construção eficaz de relacionamento com o cliente. 

O que é engajamento? 

Quando produzimos conteúdo para a internet – seja nas redes sociais ou em blog – esperamos que nosso público-alvo se interesse interaja. A interação por meio de curtida, comentários e compartilhamentos é o engajamento. 

Essa é uma das métricas mais importantes para qualquer estratégia digital, pois mostra o quanto o que foi produzido foi útil ou impactou o cliente. 

Há muitas formas de garantir engajamento para o conteúdo produzido. 

  • Promover a interação a partir de posts que chamam o público para a discussão. 
  • Utilizar as ferramentas das redes como Instagram, TikTok e Youtube, por exemplo, também ajudam. 
  • E por falar em redes sociais, entender quais fazem sentido para sua estratégia e seu negócio é crucial para chegar na audiência correta. 
  • Conteúdo de valor que gere impacto para o público-alvo gera engajamento de forma orgânica. 

Buscando o engajamento 

Tenha sempre em mente que o que define engajamento é o conteúdo produzido. A construção de relação com sua audiência começa quando você consegue entregar algo que, de fato, faça sentido para seu público. 

Evitando conteúdo desnecessário 

Em um momento em que a corrida pelo engajamento é alta, é preciso tomar cuidado para não cometer erros que mais afastem a audiência do que aproximem. Um exemplo disso é o uso de trends virais sem uma análise eficaz. 

Trends virais não são para qualquer marca 

É preciso entender se essas tendências que, de fato, geram muito engajamento se encaixam com a proposta da sua marca. Por exemplo, não é de bom tom vídeos de dancinha para advogados. 

O engajamento pode até ser grande, mas a autoridade de marca se perde totalmente e gera um efeito contrário do esperado. 

Foque em se mostrar uma autoridade nos assuntos que deseja trabalhar de maneira séria. Pode levar mais tempo para que o engajamento chegue, mas além de manter a reputação do seu negócio, será uma audiência qualificada. 

A corrida pelo engajamento é longa 

É preciso ter em mente que ter engajamento digital é um trabalho que requer tempo para produzir estratégias e metrificar resultados. É preciso gerar conteúdo de valor, bem-feito e com foco no que se espera conseguir. 

Muito além de ter curtidas, esse trabalho é feito para construir relações com seus clientes e futuros clientes. 

A Marketing Start sabe como traçar estratégias que aumentam o engajamento de suas redes e ajudam a converter a audiência em clientes. 

Fale com a gente! 

Rolar para cima